Cool Blue Outer Glow Pointer

O GOVERNO IRÁ ELEVAR A ALÍQUOTA DO IPI DA LINHA BRANCA

O imposto sobre os produtos industrializados vai subir aos poucos.


No dia 1º de julho, toda linha branca, ira ter uma diminuição no desconto do IPI. O ministro da Fazenda anunciou que o imposto sobre produtos industrializados vai subir aos poucos. Por enquanto, isso não significa aumento de preços para o consumidor.
Segundo o governo, os fabricantes e também os lojistas se comprometeram a não repassar o aumento agora para os preços. E esse aumento será aos poucos, para não pressionar a inflação.
São produtos que, há um ano e meio, tiveram o imposto sobre produtos industrializados, o IPI, bastante reduzido. Fogão e tanquinho chegaram a ter o IPI zerado. Este ano, o governo começou a recolocar o imposto. A previsão era de que agora acabassem essas reduções. Mas o Ministério da Fazenda decidiu adiar. O ministro Guido Mantega anunciou alíquotas um pouco maiores que as atuais que começam a valer a partir de segunda-feira.
O fogão que estava com alíquota de 2% ficará com IPI de 3%. A alíquota do tanquinho passará de 3,5% para 4,5%. A de geladeira e congelador vai de 7,5% para 8,5%. O IPI da máquina de lavar roupa continuará em 10%. A alíquota dos móveis irá de 2,5% para 3%.
O Ministério da Fazenda decidiu elevar o IPI da linha branca preocupado com a política fiscal, ou seja, em como arrecada impostos e como gasta. Com essa medida, o governo espera arrecadar R$ 118 milhões entre julho em setembro.

PROJETO QUE ISENTA IR DO 13º SALÁRIO É APROVADO PELO SENADO

Isenção para 13º Salário

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta última semana, o projeto de lei de número 266/2012 que isenta o 13º salário do Imposto de Renda. A proposta ainda será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual receberá decisão terminativa (com valor de uma decisão do Senado), e posteriormente passará pela Câmara. A autoria do projeto de lei, é do senador Lobão Filho (PMDB-MA). 
A proposta modifica a lei 7.713, de 22 de dezembro de 1988, com a qual a gratificação natalina deve ter desconto de Imposto de Renda e de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No caso de quem recebe o 13º em duas vezes, o desconto só vem na segunda parcela.
Segundo o autor do projeto, o fim da cobrança do imposto aumenta a renda do brasileiro e permite o aumento do consumo, o que contribui para o crescimento do País. Ele considera a lei que trata do imposto distorcida e o que faz o 13º salário ser tributado com alíquotas mais altas do que deveria.
Lobão argumenta também que o dinheiro extra permite que o brasileiro faça uma poupança ou tenha dinheiro para pagar dívidas e também as despesas do começo do ano. Para o autor, a isenção do imposto não compromete o orçamento do governo, já que o dinheiro retornará aos cofres públicos sob a forma de tributos incidentes sobre o consumo, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e as contribuições para os programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), além do Cofins (Financiamento da Seguridade Social).