Cool Blue Outer Glow Pointer

VALOR DOS IMPOSTOS NO BRASIL ASSUSTA MAIS QUE FILME DE TERROR

Taxas, Impostos e Contribuições...

O sistema de impostos disfuncional que existe no Brasil é um dos principais responsáveis por pagarmos caro em itens que vão de produtos eletrônicos até peças de vestuário, meios de transporte e alimentos, entre outros. Entre os motivos para os preços altos está o fato de que nosso sistema tributário prioriza taxas que incidem sobre o consumo, e não aquelas que afetam a produção, já que as primeiras se mostram mais fáceis de coletar.
O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de ordem estadual, pode variar entre 16% e 25% dependendo do local do país que é avaliado. Além disso, itens que vêm do exterior sofrem com uma taxação de 60% sobre seu valor-base, o que contribui para inchar os valores cobrados por eles em território nacional — medida de ordem protecionista que nem sempre faz sentido, especialmente quando não há produto nacional correspondente que deva ser “protegido”.
Atualmente as empresas têm que lidar com 88 contribuições federais, estaduais e municipais, algo que, na prática, significa que elas têm que gastar aproximadamente um terço do ano lidando com impostos.
As autoridades do país criam aproximadamente 46 novas regras a cada dia, o que torna um inferno a vida de muitos contadores. Isso afeta principalmente as classes média e baixa, que não conseguem aproveitar as brechas que os mais ricos usam para evitar a taxação de grande parte de sua renda.
O resultado disso tudo é que mesmo produtos produzidos em território nacional são vendidos em nossas lojas por preços maiores do que os cobrados no exterior. Enquanto por aqui um Gol 1.6 com quatro portas sai por R$ 37 mil, no México o mesmo veículo (produzido em São Bernardo do Campo) pode ser adquirido por R$ 23 mil — com a diferença, você pode levar sua família para passar boas férias em Cancun e ainda deve sobrar algum dinheiro para comprar lembranças.

REDUZIDA A ZERO A ALÍQUOTA INCIDENTE SOBRE AÇUCARES DE CANA

Reduzida a zero a alíquota incidente sobre açúcares de cana.


Foi alterada a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 7.660/2011, para reduzir a zero a alíquota do IPI incidente sobre outros açúcares de cana, classificados no código NCM 1701.14.00.




IMPOSTOS NOS PRESENTES PARA O DIA DOS PAIS CHEGA A 78%

Preocupação dos brasileiros com a inflação atinge maior nível desde 2001.


O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) calculou a fatia dos impostos nos presentes favoritos para o dia dos pais e mostra que a carga tributária chega até a 78% do valor dos produtos. A preocupação dos brasileiros com a inflação está no maior nível desde 2001 e um dos fatores que mais contribuem para os preços altos cobrados pelas lojas e supermercados do país é a carga tributária. 
O preço de uma calça jeans, muitas vezes um presente certeiro para os pais, tem 38,53% de imposto, segundo o IBPT. Os filhos de pais atletas vão pagar ainda mais se comprarem uma bola de futebol, cujos tributos chegam a 46,49%. Quem não dispensa um bom vinho vai pagar mais da metade do valor da garrafa em impostos: 54,73%. Mas nenhum presente supera o perfume importado. O preço do frasco é praticamente todo tomado pelos tributos: 78,43%.
No Brasil, a fatia de impostos é muito pesada na ponta do consumo. “A pessoa que ganha menos paga o mesmo imposto que a pessoa que ganha mais. Então, proporcionalmente, pesou mais no bolso. A ideia de uma reforma tributária é ver uma forma mais justa, já que a gente tem um país onde se paga muito imposto e a desigualdade ainda é um absurdo”, aponta o professor de Finanças da FGV-SP Samy Dana.