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AUTOMÓVEIS PAGAM IPVA, ENQUANTO HELICOPTEROS E BARCOS SÃO ISENTOS


Carros X Helicópteros

A diferença na carga tributária entre um helicóptero, isento, e um carro, que tem entre 2% e 4% tributado pelo IPVA se deu por várias motivos. Uma delas é que o IPVA sucedeu a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU), que se restringia a veículos automotores. Outro motivo seria que barcos e aeronaves são registrados pelo Tribunal Marinho, pela Capitania dos Portos ou pelo Ministério da Aeronáutica, e não são licenciados nos municípios, como os carros. 
O Brasil possui a maior frota de helicópteros urbanos do mundo e o segundo maior conjunto de aviões particulares. Entre 2001 e 2012, o número helicópteros cresceu 112,8%, alcançado o total de 1.909, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). São Paulo tem, disparada, a maior frota (692). O mesmo ocorre com o número de aviões, que aumentou 40,9% no período analisado, totalizando, em 2012, 19.769 unidades. 
Um dos motivos para esse crescimento é a falta de infraestrutura nas grandes cidades, que impede deslocamentos rápidos.  Cada hora de voo custa, em média, R$ 1.800.
Um trabalhador que tem um carro popular recolhe imposto sobre o veículo, mas uma pessoa que possui um avião ou um barco, que tem uma capacidade contributiva muito maior e que se desloca com mais rapidez e segurança, não paga nenhum tipo de imposto. Lembrando que o IPVA não é usado para manutenção das ruas e sim para financiar os gastos gerais do estado. Assim, impostos sobre aeronaves e embarcações também poderiam contribuir. 

2 comentários:

  1. NÃO PRECISAMOS DE MAIS IMPOSTOS, A MATÉRIA DEVERIA FOMENTAR O FIM DO IPVA E NÃO A TRIBUTAÇÃO DELE SOBRE BARCOS E AVIÕES, GRAÇAS A DEUS QUE ELES NÃO COBRAM IPVA SOBRE ELES, ISTO É BOM. E OS POBRES QUE TEM SEU BARQUINHO? TERIAM QUE VENDER POR NÃO PODER PAGAR O IPVA? CHEGA DE IMPOSTOS, DINHEIRO O BRASIL TEM NÃO PRECISA DE MAIS, PRECISA APLICÁ-LO MELHOR SÓ ISTO.

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