Cool Blue Outer Glow Pointer

GOVERNO PODERÁ REDUZIR IMPOSTOS SOBRE IMPORTAÇÃO

Redução dos impostos sobre importação visa combater a inflação

O impostos de importação para aço, alumínio, plástico e outros insumos industriais, elevados em 2012 para proteger a indústria, poderão ser reduzidos de olho no combate à inflação. 
O governo teria percebido que os empresários nacionais se aproveitaram da sobretaxa a estrangeiros e elevaram preços dos itens no mercado doméstico. A lista dos insumos que poderão ter a redução da alíquota estaria em análise pelos técnicos dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Para a próxima semana, está previsto o anúncio do corte adicional de despesas do Orçamento da União. Na quarta-feira será realizada a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A notícia referente à intenção do governo reduzir as taxas de importação do aço e de outros produtos produziu efeitos avassaladores para as ações de companhias siderúrgicas, como a Usiminas (BOV:USIM5), cujas ações preferenciais despencaram.
Se os impostos de importação foram elevados pelo governo federal no ano passado como medida de proteção ao mercado interno, o propósito de tal redução agora seria para conter a inflação, que vem desenvolvendo intensa alta.
Das siderúrgicas, a mais sensível a este tipo de medida é a Usiminas, a qual vê suas margens serem restringidas pelo dólar alto, que implica necessariamente na alta de seus preços, reduzindo desta forma a competitividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário